2016-02-25, 22:18
Olá a todos os aficionados do pão.
Chamo-me Manuel, sou de Coimbra e entrei nestas andanças de fazer pão em forno eléctrico (até agora), há 2 anos, depois de ter apreciado um vídeo no Youtube, em que um padeiro homenageava o seu avô italiano que levou uma receita de fermento natural para o Brasil, há mais de 25 anos.
Tal receita, porém, já tinha passado os 100 anos de existência. Video: https://www.youtube.com/watch?v=rSzznd8TqpI (a partir de 1’50’’).
Como gosto (gostamos!) muito de pão e tenho algum tempo livre, decidi reproduzir a receita italiana e começar a fazer o designado pão de fermento natural. Nunca mais parei. Agora preparo-me para cozer o pão num forno de lenha.
De vez em quando recrio a receita, adicionando umas sementes e vários tipos de farinha e tenho-me saído bem quanto ao resultado.
Só agora descobri este Forum e aqui estou para aprender esta fantástica arte de fazer pão saboroso.
Chamo-me Manuel, sou de Coimbra e entrei nestas andanças de fazer pão em forno eléctrico (até agora), há 2 anos, depois de ter apreciado um vídeo no Youtube, em que um padeiro homenageava o seu avô italiano que levou uma receita de fermento natural para o Brasil, há mais de 25 anos.
Tal receita, porém, já tinha passado os 100 anos de existência. Video: https://www.youtube.com/watch?v=rSzznd8TqpI (a partir de 1’50’’).
Como gosto (gostamos!) muito de pão e tenho algum tempo livre, decidi reproduzir a receita italiana e começar a fazer o designado pão de fermento natural. Nunca mais parei. Agora preparo-me para cozer o pão num forno de lenha.
De vez em quando recrio a receita, adicionando umas sementes e vários tipos de farinha e tenho-me saído bem quanto ao resultado.
Só agora descobri este Forum e aqui estou para aprender esta fantástica arte de fazer pão saboroso.

