Viva pessoal!
O meu nome é Paulo Sebastião. Sou o tipo por detrás da Zine de Pão (http://zinedepao.pt) e vim aqui parar a convite do Júlio. Vivo em Estocolmo na Suécia e após uns bons anos a fazer pão em casa tornei-me padeiro de profissão há coisa de ano e meio. Trabalho na 'Bageri Petrus' (IG: @bageripetrus) há coisa de um ano e meio e adoro aquilo que faço. Os meus interesses são principalmente de massas levedadas seja por isco ou por fermento de padeiro, no início do blogue era um bocado 'nazi' em relação ao uso de fermento mas já há um bom tempo que mudei a minha opinião.
Não escrevo no blogue há muito tempo, por falta de tempo e motivação após toda a luta que passei aqui para me poder reconverter profissionalmente. Além disso, com o nascimento da minha filhota há quase 3 anos as coisas também se alteraram um pouco. Ao mesmo tempo, do meu blogue as pessoas esperavam mais receitas do que outra coisa qualquer (penso eu) e receitas de pão não me interessam muito. Não me levem a mal, mas a conclusão a que cheguei é que uma receita de pão é algo impossível de transmitir - posso transmitir uma fórmula/lista de ingredientes mas a partir daí está à disposição da pessoa que irá cozer o pão o modo de como a quer fermentar, tais como fazer a fermentação bulk no frigorífico ou à temperatura ambiente, fazer tudo à temperatura ambiente, etc.
Anyway, vou andando por aqui a espreitar o que se escreve e aprender com vocês e dar uma ou outra dica.
Porreiro a iniciativa de criar um fórum português. Já existe o equivalente espanhol há muitos anos mas ninguém teve a iniciativa (até agora) de criar o português. Boa! Já faço um post no blogue a fazer publicidade ao fórum.
Abraço
/Paulo
P.S: Já estou a viver há 8 anos no estrangeiro portanto mando umas quantas broas (pun intended) no português, peço desculpa pelo facto. Além disso o meu vocabulário técnico de panificação em português é muito reduzido mas espero aprender com vocês.
O meu nome é Paulo Sebastião. Sou o tipo por detrás da Zine de Pão (http://zinedepao.pt) e vim aqui parar a convite do Júlio. Vivo em Estocolmo na Suécia e após uns bons anos a fazer pão em casa tornei-me padeiro de profissão há coisa de ano e meio. Trabalho na 'Bageri Petrus' (IG: @bageripetrus) há coisa de um ano e meio e adoro aquilo que faço. Os meus interesses são principalmente de massas levedadas seja por isco ou por fermento de padeiro, no início do blogue era um bocado 'nazi' em relação ao uso de fermento mas já há um bom tempo que mudei a minha opinião.
Não escrevo no blogue há muito tempo, por falta de tempo e motivação após toda a luta que passei aqui para me poder reconverter profissionalmente. Além disso, com o nascimento da minha filhota há quase 3 anos as coisas também se alteraram um pouco. Ao mesmo tempo, do meu blogue as pessoas esperavam mais receitas do que outra coisa qualquer (penso eu) e receitas de pão não me interessam muito. Não me levem a mal, mas a conclusão a que cheguei é que uma receita de pão é algo impossível de transmitir - posso transmitir uma fórmula/lista de ingredientes mas a partir daí está à disposição da pessoa que irá cozer o pão o modo de como a quer fermentar, tais como fazer a fermentação bulk no frigorífico ou à temperatura ambiente, fazer tudo à temperatura ambiente, etc.
Anyway, vou andando por aqui a espreitar o que se escreve e aprender com vocês e dar uma ou outra dica.
Porreiro a iniciativa de criar um fórum português. Já existe o equivalente espanhol há muitos anos mas ninguém teve a iniciativa (até agora) de criar o português. Boa! Já faço um post no blogue a fazer publicidade ao fórum.
Abraço
/Paulo
P.S: Já estou a viver há 8 anos no estrangeiro portanto mando umas quantas broas (pun intended) no português, peço desculpa pelo facto. Além disso o meu vocabulário técnico de panificação em português é muito reduzido mas espero aprender com vocês.

