2016-02-19, 18:25
Há pouco adquiri alguma farinha de força da Germem e claro que tive que experimentar.
Não tinha a minha balança disponível, de forma que usei um conversor online de gr para cl para a farinha e usei um medidor para o efeito. As quantidades não são portanto exactas mas devem rondar as aqui descritas:
Sendo assim para 600 gr Farinha no total:
180 de força da germem
420 de T65 da Herdade do Carvalhoso
100 gr isco
1/2 colher de sobremesa de sal grosso (dilui na agua antes de usar)
Amassei cerca de 10 minutos à mão. Aqui nota-se bem a diferença da farinha de força. Muito mais elástica e nota-se a formação do glutem mais cedo.
Levedou no total 5h à temperatura ambiente de 20 a 25º. Foi tendido e permaneceu mais 3h a levedar antes de entrar no forno.
No forno 15 min iniciais a 220º com introdução de água quente no tabuleiro de baixo para gerar vapor neste intervalo. Depois continuou 35 minutos a 190º.
Foi sem dúvida o que me correu melhor. usei uma lámina para os cortes. Esteticamente foi o meu melhor pão até ao momento.
Estava fofo e saboroso.
Não tinha a minha balança disponível, de forma que usei um conversor online de gr para cl para a farinha e usei um medidor para o efeito. As quantidades não são portanto exactas mas devem rondar as aqui descritas:
Sendo assim para 600 gr Farinha no total:
180 de força da germem
420 de T65 da Herdade do Carvalhoso
100 gr isco
1/2 colher de sobremesa de sal grosso (dilui na agua antes de usar)
Amassei cerca de 10 minutos à mão. Aqui nota-se bem a diferença da farinha de força. Muito mais elástica e nota-se a formação do glutem mais cedo.
Levedou no total 5h à temperatura ambiente de 20 a 25º. Foi tendido e permaneceu mais 3h a levedar antes de entrar no forno.
No forno 15 min iniciais a 220º com introdução de água quente no tabuleiro de baixo para gerar vapor neste intervalo. Depois continuou 35 minutos a 190º.
Foi sem dúvida o que me correu melhor. usei uma lámina para os cortes. Esteticamente foi o meu melhor pão até ao momento.
Estava fofo e saboroso.


