Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
100% MASSA MAE!
#1
O que fazer a 220 grs de massa-mãe cujo destino era "vais pelo cano abaixo"?

Como as meninas bactérias estavam com tão bom aspecto resolvi não as mandar pelo cano, mas antes fazer um pão maluco... com 100% de massa mãe!!!

Bastou juntar 220 grs de farinha, um bocadinho de água, uma pitada de sal, amassar bem e deixar levedar à temperatura ambiente (16º) durante 8 horas.

A formulação foi:
[Image: 100porcento_MassaMae.png]

Como não tinha tempo para uma segunda levedação embrulhei bem numa folha de papel vegetal e siga para o forno.

Resultado:
[Image: 100porcento_1.jpg]

Apertei em demasia o embrulho e ele teve que se conter no crescimento, além de que beneficiava de uma segunda levedação, mas o resultado no miolo não foi mau de todo:
[Image: 100porcento_2.jpg]

Aliás, o que mais agradou neste pão, além do sabor, foi a consistência do miolo, que apesar de compacto, estava fofo e elástico.

Como me disse uma amiga que o provou, o que ía mesmo bem com este pão era doce de tomate :-)

Moral da história: se estiverem para deitar fora massa mãe, mas se ela estiver mesmo, mesmo, mesmo boa... pensem 2 vezes e façam um pão com uma percentagem elevada de massa mãe.

Notas: Atenção à hidratação, uma vez que a quantidade de massa mãe é muito elevada (liquida) há que reduzir na água a adicionar.

Continuação de boas fornadas.

Qualquer dúvida estão à vontade!
Saudações panificadoras!

   
Reply
#2
Excelente!! Smile
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)